Empresa

A SOS Raios está há 3 anos inovando no segmento de monitoramento de tempestades em tempo real, incentivando a cultura de proteção contra raios. Em 2020, inauguramos um moderno centro de controle, com Vídeo Wall para acompanhamento dos nossos sensores e clientes espalhados pelo país. Nossa sede fica no Parque Tecnológico da Universidade UNISINOS/TECNOSINOS, em São Leopoldo/RS, onde contamos com laboratórios altamente equipados para prototipagem física e digital, sala de reuniões e de treinamentos.

Nossos equipamentos e sistemas de detecção de raios atendem as especificações da ‘NBR16785: Proteção contra descargas atmosféricas – Sistemas de alerta de tempestades elétricas’, lançada em setembro de 2019. Seguimos as exigências e diretrizes técnicas como membros ativos na ABNT, superando as expectativas dos nossos clientes com inovação, qualidade e eficácia na prestação de serviços.

MISSÃO
Monitorar a incidência de descargas atmosféricas e emitir sinais de alerta para proteger e salvar vidas, levando informação e tecnologia aos nossos clientes.

VISÃO
Ser referência nacional no monitoramento de descargas atmosféricas e sistema de alerta de raios até 2025.

VALORES
– Ética e transparência
– Qualidade na prestação dos serviços
– Satisfação do cliente
– Responsabilidade socioambiental
– Melhoria contínua

COMO FUNCIONA

O “Sistema de Detecção de Raios” é um sistema de computador desenvolvido em conjunto com um sensor que mede o campo elétrico da atmosfera e tem a finalidade de monitorar a aproximação de tempestades. O sensor atua num raio de 20 km a partir do ponto de instalação do sistema, sensibilizando suas informações de aviso dentro de um raio de 40 km do local instalado, possui informação numérica de campo elétrico e níveis de risco que possibilitam antecipar decisões de proteção contra raios. Atende a norma de segurança NBR-16785 e conta com outros produtos existentes no mercado para ampliar as informações, deixando o sistema mais completo e preparado para todas as decisões de segurança necessárias. O sistema conta com imagens via satélite, previsão meteorológica, sistema DVR/CFTV, GPS/3G integrado para localização e segurança do equipamento, contador de raios gerado durante a tempestade, estação meteorológica integrada que mostram os dados em tempo real, medindo velocidade do vento, direção do vento, pressão atmosférica, temperatura, umidade relativa do ar, radiação solar, índice UV, chuva e evapotranspiração. O sistema pode ser utilizado em diversos locais, como em campos de golfe, mineradoras, usina petrolífera, eólica, soluções logísticas, portos, aeroportos, áreas rurais, prefeituras, cooperativas, construção civil, condomínios e áreas de lazer com grandes concentrações de pessoas em áreas abertas.